quinta-feira, 10 de junho de 2010

The YEATMAN, o vinho e a hotelaria







O Yeatman, primeiro hotel de luxo em Portugal voltado para a apreciação do vinho em suas práticas de saúde e prazer, será inaugurado em julho, terá a festa oficial em setembro e começa a se apresentar para o mercado internacional desde já. O Brasil surge como um dos mercados prioritários e mais promissores, motivo para a direção da Fladgate Partnership, empresa prioprietária do empreendimento e detentora de uma das mais completas caves de vinhos portugueses, realizar sua primeira incursão no país para promover o conceito de wine hotel.

Adrian Bridge, CEO da companhia, reuniu um selecionado grupo de imprensa nestes dois dias de visita à São Paulo para contar sobre o projeto e as novidades de lançamento do hotel, que pretende venha a se tornar um nome forte e específico, um top para a região norte de Portugal. “Queremos ser diferenciados e únicos para definir o destino e sua ligação com os vinhos”, reconhece.

No entorno do Porto, a segunda maior cidade portuguesa e principal centro econômico da região, estão quatro das mais destacadas produções vinícolas do Pais: são as regiões do Minho, Douro, Dão e Barriadas. A 20 km do aeroporto internacional Francisco Sá Carneiro, um dos mais modernos da Europa, a 7 km da costa do Atlântico, à margem do Douro e com vista privilegiada para a cidade, o The Yeatman está em seus detalhes finais. Os 2,6 hectares de área total, com construção de 13 mil m2, serão entregues no próximo dia 15 de julho, com abertura das instalações no dia 23. Em setembro acontecerá a festa oficial de inauguração com presença das principais autoridades portuguesas entre os convidados, a começar do presidente Cavaco Silva.


Investimentos de 32,5 milhões de euros para um cinco estrelas que reúne a tradição cultural do Porto com o vinho e alta gastronomia. São 70 apartamentos (de 40 m2) e 12 suites (quatro delas com 120 m2), todas com vista espraiada para a cidade. Localizado na zona histórica, em Vila Nova de Gaia, tem seis níveis, lembrando a distribuição dos típicos vinhedos do Douro.

Com quase quatro séculos de presença da companhia na região, o The Yeatman é um novo desafio para a empresa. “Nossa família está ligada ao comércio do vinho do Porto há várias gerações. Pretendemos ser uma referência em hotelaria de luxo, relacionada diretamente à vinicultura. Todas as regiões vinícolas de Portugal estarão representadas”, explicou, já que as empresas produtoras (81), serão parceiras, apartamentos e suítes serão personalizados e haverá programação de eventos e jantares temáticos ao longo do ano. “Uma combinação incomparável”, antecipa.

Entre os destaques do empreendimento está o Spa Vinotharapie, de 2 mil m2 e com produtos Caudalié. Entre as várias terapias, a programação Intimate Experience – sempre com o vinho em evidência. Nos aspectos ambientais, Adrian diz da importância dada pela empresa, com os painéis solares, células foto voltaicas (eletricidade), iluminação sob baixo consumo, sistema de purificação de água da rede pública, refúgio de plantas raras, (o plantio de uma oliveira de 1.200 anos), e espaço para aves imigratórias, entre outras ações, como um borboletário que estará pronto em abril do ano que vem.

Como 700 mil pessoas visitam a região do Porto anualmente, o executivo espera por 30 mil pernoites neste primeiro ano. Entre eles, muitos brasileiros, ainda mais com o voo direto da TAP. “O Porto é uma cidade fantástica, porém pouco conhecida ainda como destino. É possível fazer um roteiro a pé, tem riquesas históricas e culturais, e o projeto do The Yeatman é para o cliente de alta qualidade, das experiências sensoriais, do prazer em estilo e bem receber. Queremos ser uma referência mundial, como o vinho é uma janela de cultura”.

Antonio Euryco

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