sexta-feira, 4 de junho de 2010

Sabores da Itália na Fispal Food Service



Trazendo para o país a excelência de seus produtos agroalimentares, a Itália propaga uma das mais conceituadas e tradicionais gastronomias do mundo na 26ª Fispal Food Service.

Promovendo os sabores e a tradição gastronômica de suas Regiões, a Itália participa da 26ª Fispal Food Service, que acontece de 07 a 10 de junho de 2010, no Expo Center Norte, em São Paulo. Antecipando uma série de eventos que serão realizados em 2011, em comemoração ao Ano da Itália no Brasil, o Pavilhão Italiano traz uma grande diversidade de produtos como massas, molhos, azeites e vinhos, através da presença coletiva de 13 empresas.

A iniciativa é organizada pelo ICE – Instituto Italiano para o Comércio Exterior, entidade governamental ligada ao Ministério Italiano do Desenvolvimento Econômico, que atua na promoção e intercâmbio comercial e tecnológico entre a Itália e os demais países. Segundo Giovanni Sacchi, diretor do ICE no Brasil, a participação visa aumentar e diversificar as exportações de alimentos e bebidas do país Europeu com o Brasil, bem como abrir novos mercados, investir, produzir e criar novas parcerias. “As iniciativas promovem oportunidades de negócio para a indústria alimentar em mercados estratégicos e salientam a qualidade e diversidade dos produtos agroalimentares italianos”, afirma.

Dentre os produtos destacam-se: vinhos (espumantes, brancos e tintos), azeites de oliva extra-virgem, grãos e vegetais em conserva, vinagre balsâmico, molhos de tomate e massas diversas.

Cozinha Gourmet de Molise - A grande novidade do Pavilhão Italiano no evento é a Cozinha Gourmet de Molise, que apresentará receitas exclusivas de massas, risotos e polentas elaboradas com produtos típicos de Molise, junto a degustações de azeites e produtos a base de tartufo, vinhos, cafés, bolachas, doces e produtos de panificação, confeitos, salumeria e queijos de 19 empresas da Região. Comandada pela chef Hirla dos Reis, especializada na gastronomia local de Molise, a iniciativa visa promover a alta qualidade dos produtos da Região aos visitantes da feira.

Situada no centro sul da Itália, a Região de Molise destaca-se pela produção de vinhos, tartufos, azeitonas, azeites, queijos e cereais. Suas trufas, em particular, são reconhecidas mundialmente pela alta qualidade e sabor incomparável. A cozinha de Molise é tipicamente autêntica e sóbria na preparação, mas altamente genuína nos produtos e ingredientes utilizados. Prevalecem os pratos a base de massas caseiras e carnes, sobretudo cabrito e cordeiro, além dos peixes e frutos do mar na zona costeira.

Intercâmbio Brasil-Itália - Atualmente, a Itália ocupa lugar de prestígio no mercado mundial de produtos agroalimentares devido a uma série de medidas voltadas ao crescimento do setor. Incentivos públicos e privados fizeram com que a cadeia produtiva da indústria italiana crescesse a cada ano. O país dedica grande parte de sua produção às exportações, sendo a Alemanha, França, Reino Unido e EUA os seus maiores compradores. No ranking de países fornecedores de alimentos para a Itália, a Alemanha ocupa o primeiro lugar, enquanto o Brasil o sexto. Entre outros produtos, estão na pauta das exportações brasileiras: soja, café, cacau e carnes.

No Brasil a presença de produtos agroalimentares italianos já está consolidada. Os setores de maior interesse são: massas, azeites de oliva, vinhos e doces. O ICE, no Brasil, em particular, desenvolve intensa atividade na identificação de representantes e agentes comerciais, bem como de projetos de colaboração produtiva (transferências de tecnologia, concessão de licenças, joint-ventures, etc), considerados objetivo prioritário em sua estratégia neste mercado.

Empresas Pavilhão Italiano - Leonardi Giovanni: fundada em 1871, a empresa produz vinagres balsâmicos de alta qualidade, sem adição de corantes, conservados e envelhecidos em tonéis de madeira nobre. Principais produtos: vinagre balsâmico, vinagre balsâmico tradicional de Modena, condimentos agridoce, creme de vinagre balsâmico, creme de salsa com vinagre balsâmico.

Olearia Toscana: desde 1946 a empresa produz azeites de oliva extra-virgem de alta qualidade, que apresentam características organolépticas agradáveis e apreciadas pelos paladares mais exigentes. O azeite apresenta tonalidade verde escura, aroma frutado e sabor marcante.

Cantine Scambia: Ao longo dos anos a família Scambia conseguiu conservar o patrimônio genético das antigas videiras. Esta escolha produziu vinhos excelentes como o Pinot Noir que recebeu numerosos prêmios internacionais. A produção de uva por hectare é controlada e a preparação dos solos é mecanizada. Durante o processo de produção não são utilizados conservantes. Produtos: vinhos tintos, brancos, grappa, espumantes, azeite extra- virgem de oliva e mel.

Carlo Pellegrino: empresa familiar fundada em 1880 possui três unidades em operação, combinando experiência com novas tecnologias, produzindo vinhos selecionados, utilizando as variedades naturais da Região da Sicilia. Produz vinhos de mesa com a marca Duca di Castelmonte e vinhos doces e Moscatel, comercializados com a marca Cantine Pellegrino. A produção anual da empresa é em torno de sete milhões de garrafas por ano, onde 40% é exportada para países como Reino Unido, Suíça, Canadá, Estados Unidos, França, Alemanha e Japão.

CO.DA.P: multinacional especializada na produção de creme vegetal, chantily, sobremesas e bebidas. Fundada em 1960 é um dos principais produtores de chantily e líder mundial no setor de cremes vegetais.

Cons. Export: consórcio promocional de exportação italiano possui mais de 80 fabricantes associados. Dentre seus produtos encontram-se: vinhos, água mineral, produtos com tartufos, massas de vários tipos, azeite de oliva extra-virgem, farinhas especiais para pizza e antepastos com vegetais.

Feudi Della Medusa: com atividades iniciadas em 2000, numa área de 70 hectares, a produção média anual da empresa, atualmente, é de 700 mil garrafas. Localizada no sul da Ilha da Sardenha, próxima a antiga cidade de Nora (século X a.C.), produz três tipos de vinho: vinhos autóctones, obtidos com uvas típicas da Sardenha, vinhos antigos raros, produzidos com uvas provenientes dos melhores crus com idade superior a 40 anos e vinhos mitológicos, produzidos com diversos tipos de vinhas importadas, já adaptadas ao clima local.

Food Commerce: localizada no sul da Itália exporta seus itens para diversas regiões do mundo como Canadá, Austrália, norte e leste Europeu e norte da África. Sua gama de produtos inclui: tomates e vegetais enlatados, molhos de tomate, massas, azeites e produtos orgânicos, tudo 100% Made in Italy.

Imball Center: opera desde 1982 na produção de embalagens plásticas, mono filme e laminados plásticos. Produz também bolsas térmicas, sendo hoje um dos principais fabricantes da Europa. A bolsa térmica garante a qualidade do produto e facilita o transporte de congelados, in natura e medicamentos.

Molini Pizzuti: indústria italiana de moagem utiliza matéria-prima especial para produzir farinha natural de alta qualidade para o mercado profissional e varejo. Os principais produtos são farinhas para produção de pães, doces, pizzas e massas frescas artesanais. OLICAF: tradicional fabricante da Itália produz, desde 1883, diversas linhas de azeites de oliva. Sua cadeia produtiva de tecnologia avançada tem capacidade de produzir até 36 mil litros de azeite por hora, mantendo a qualidade e a tradição dos produtos.

Pasticceria Sua Maesta: desde 1990 produz itens de confeitaria, com ingredientes selecionados, através de um processo especial de fabricação, utilizando-se da experiência dos antigos mestres confeiteiros. A empresa se destaca pela produção artesanal de seus produtos, dentre eles: bombons recheados, trufas doces, amanteigados, petit four e panetones.

Zini: fundada em 1956 produz massas, macarrão e nhoque artesanais. Seus produtos passam por um rigoroso controle de qualidade, que inclui a seleção das matérias-primas utilizadas, além de não conterem aditivos e conservantes. Dentre as linhas de produtos destacam-se: massas frescas congeladas, nhoque de batata e massas para micro-ondas.

ICE – Instituto Italiano para o Comercio Exterior [www.ice-sanpaolo.com.br] - Instituição do Governo Italiano ligada ao Ministério Italiano do Desenvolvimento Econômico que, com uma rede de 117 escritórios espalhados por 87 países e outros 17 na Itália, promove os produtos, as tecnologias e os serviços italianos no mundo, dando particular atenção aos interesses e às necessidades das pequenas e médias empresas. Também trabalha para estimular o investimento direto italiano no exterior, bem como para atrair investimentos estrangeiros à Itália.

.[26 ª Fispal Food Service, de 07 a 10 de junho de 2010 – das 13h às 21h, na Expo Center Norte, São Paulo – SP.Pavilhão Italiano – ICE/ Cozinha Gourmet de Molise, Ruas F/ G, estandes 191/ 192].

Nenhum comentário:

Postar um comentário