quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A tradição nos rótulos sul-africanos da Simonsig

Em São Paulo - État de São Paulo, Brésil
Foi a partir de uma pesquisa na rede mundial de computadores, seguida de um clique certeiro, que Flávio de Paula, dono da importadora Pacific, em São Paulo, "descobriu" a vinícola sul-africana Simonsig. Segundo relato do jovem executivo, ele buscava, entre os produtores da região de Stellenbosch - um dos mais importantes e representativos terrenos do país de Nelson Mandela, situado a 45 km da Cidade do Cabo - , uma empresa consolidada e de reconhecida reputação no segmento que pudesse oferecer rótulos de excelente relação custo/qualidade ao consumidor brasileiro.

Fundada nos anos 50 pelo patriarca Frans Malan, a origem da Simonsig remonta ao século 17, com a chegada da família de huguenotes (colonizadores protestantes de ascendência francesa) ao país. Hoje, sob o comando dos irmãos François, Pieter e Johan Malan, a vinícola sul-africana tem a jovem Debbie Thompson, de 32 anos (eleita enóloga do ano em 2005), como responsável por seus rótulos.
Dos oito disponíveis no portfólio da importação, o brut Kaapse Vonkel 2007 inclui em seus assemblage a mistura clássica de Chardonnay (39%), Pinot Noir (58%) e Pinot Meunier (3%).
Destaque tambem para o Rosé de mesmo ano e método de elaboração, igualmente denominado de Cap Classique (ou tradicional), uma mescla de 90% de Pinotage, uva-simbolo do pais, e 10% de Pinot Noir. Linda cor salmão, borbulhas intensas, com notas florais e frutas vermelhas, e na boca revela refrescante acidez.
Merecem destaque também dois tintos gastronômicos e com grande potencial de guarda: o Simonsig Mr Borio's Shiraz e o Tiara 2003.
O primeiro é um corte bordalês de Cabernet Sauvignon, Merlot, Petit Verdot e Cabernet Franc, com passagem de 17 meses em barricas francesas e americanas, de primeiro e segundo uso. Notas de frutas escuras em compota (ameixa), café, pimenta branca e violetas, com toques elegantes de baunilha e canela. Boca estruturada, com taninos macios. Já o Tiara, rótulo premium da vinícola, é um blend clássico bordalês de Cabernet Sauvignon (87%) e Merlot (13%), que apresenta nariz complexo e elegante (cassis, chocolate, tostado e notas de canela) e é bastante equilibrado em boca, com taninos sedosos e finos.
Revista Wine Style

Nenhum comentário:

Postar um comentário