sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Benefícios do vinho para as mulheres

Em São Paulo - État de São Paulo, Brésil
Considerada uma bebida tradicional e bastante apreciada, o ‘vinho’ além de possuir sabores que encantam o paladar ainda possui efeitos terapêuticos com muitos benefícios para a saúde, principalmente no caso das mulheres. Seu uso frequente e moderado pelo menos durante as refeições, ajuda a prevenir em 50% diversas doenças, como câncer de mama e de ovário, além de melhorar os sintomas da menopausa, deixar a pele mais saudável, facilitar a fecundação e prevenir o envelhecimento, a osteoporose, pressão arterial, ataques cardíacos, doença vascular cerebral e ainda não engorda.
Um estudo na Universidade de Colorado em 1997, publicado no Archive of Internal Medicine constatou que pessoas saudáveis que tinham o hábito de beber dois cálices de vinho por dia, não apresentaram ganho de peso. Dentre vários fatores sobre o seu poder para o organismo humano, o principal é o baixo teor alcoólico que a bebida possui, onde 60% dos polifenóis encontrados são da semente da uva e 30% da casca. O restante é proveniente da polpa, do pedicelo e da madeira. Estudos publicados no British Journal of Câncer, no ano 2002, comprovam a eficácia da bebida e mostram que quando o vinho é ingerido há uma proteção contra certos tipos de câncer. Esse efeito medicinal provém do resveratrol, uma substância semelhante ao estrogênio (hormônio feminino) e pela grande quantidade de polifenóis.

O uso regular e moderado da bebida não
engorda e pode prevenir diversas doenças.
Os polifenóis são componentes naturais de uma variedade de plantas, sendo encontrados nas cascas, folhas e sementes dos vegetais. Tem o poder de estimular as células que formam os ossos, classificadas como osteoblastos e inibe os osteoclastos, as células que destroem os ossos. É isso que proporciona uma diferença em relação a outros tipos de bebidas. Os vinhos tintos por serem mais ricos em polifenóis que os brancos, são mais favoráveis ao consumo e por sua vez produzem maiores resultados para a saúde.

História do vinho - Conta a história que o vinho foi criado há mais de sete mil anos com provável origem no Oriente Médio. Outros dados revelam que não se sabe ao certo onde e como surgiu a bebida ou que surgiu no Egito Antigo. Alguns enólogos afirmam que nasceu por acaso, outros estudiosos dizem que existe muito antes da escrita e que a primeira produção está documentada no Velho Testamento – Capítulo 9: Gênesis – quando Noé desembarcou com animais, plantou vinhedo, fez o vinho, bebeu e se embriagou.

Desde a antiguidade já possuía importância como uso medicinal. Tanto curandeiros quanto religiosos usavam a bebida como remédio e os papiros do Egito Antigo e as tábuas dos antigos Sumérios, anos A.C. já traziam receitas baseadas na bebida, tornando então a mais antiga prescrição médica já documentada.

Segundo Galeno da Roma Antiga e o grego Hipocrátes, médicos famosos da época, o vinho funcionava como desinfetante para a cura das feridas dos gladiadores. E assim, cada vez mais, o consumo e uso do vinho foi se intensificando. Passou por toda a Idade Média sendo divulgado em lugares como universidades e hospitais e permanece até os dias de hoje.

Feira de vinhos em Salvador - Para ajudar a conhecer e entender mais sobre a tão ‘famosa’ bebida, nos dias 10 e 11 de setembro, será realizada no Hotel Mercure – Rio Vermelho, a Wine Bahia 2010. A feira de vinhos que é destaque nas regiões Norte/Nordeste completa sua sexta edição sob organização de André Freire de Carvalho e Licia Fábio e traz para o mercado baiano todas as novidades do segmento. Idealizada para difundir o hábito de beber vinho de qualidade, o evento enogastronômico permite que vinícolas e importadoras apresentem seus produtos aos profissionais da área e ao consumidor final da região Norte-Nordeste.

Fontes de pesquisa: Laboratório da Noticia



Por: Lidiane Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário