sexta-feira, 9 de julho de 2010

Petite Sirah

Em São Paulo - État de São Paulo, Brésil
Desenvolvido na década de 1870 na região francesa de Rhône, onde é conhecida como Durif ou Petite Syrah, esta variedade de uva é mais conhecida pelo seu sinónimo ligeiramente anglicanizado, Petite Sirah (Aka. Durif, Petite Syrah) - especialmente na Califórnia.
uvas petite syrahO resultado de um cruzamento entre o Syrah nobres e a variedade do Rhône, Peloursin, Durif foi desenvolvida para resistir a Powdery Mildew (um tipo de praga relativa a umidade), pela qual a Syrah é suscetível. Embora resistente, esta variedade era vulnerável à podridão cinzenta do Rhône úmido do sul. Felizmente, a uva se adaptou bem ao clima seco da Califórnia, e também ao do nordeste de Victoria, na Austrália. Na verdade, a uva tem mais sucesso no estrangeiro do que no sul da França, sua terra natal, onde está quase extinta.

Seus frutos pequenos e, conseqüentemente, com alta taxa de pele com suco,  permitem produzir vinhos com teores elevados de taninos, acidez surpreendentemente elevada e, portanto,  com capacidade de guarda. Caracteristicamente, estes vinhos têm um carácter de fruta da amora-preta densa, misturadas com notas de pimenta preta. A semelhança desta para a uva de origem Syrah confundiu os primeiros plantadores da Califórnia. A partir de 1880, algumas das vinhas originais Durif foram confundidas por um clone de Syrah e, posteriormente, nomeado Petite Sirah.

Até o impulso para a marcação varietal de vinhos que veio à tona nos anos 1960 e 1970, pouca atenção foi dada para o nome real desta variedade, na Califórnia. Foram por muitas vezes adicionadas para dar cor e corpo a produção da Califórnia de vinho a granel, ou usado para adicionar a riqueza aos Zinfandel e Barbera da costa norte. Pesquisa recente conduzida pelo Dr. Carole Meredith, na UC Davis, confirmou que muitas das vinhas Petite Sirah da Califórnia são na verdade Durif. Ainda assim, algumas vinícolas plantaram a Petite Sirah pensando que fossem Syrah, Pinot Noir, e até mesmo Peloursin, com outros terrenos de uma mistura de muitas variedades. "Enquanto enólogos podem se contentar em viver com a heterogeneidade genética que é Petite Sirah hoje, normas de rotulagem varietal podem, eventualmente, forçar a questão", diz C. Meredith. "Um dia, os vinicultores podem ser convidados a acordar uma única variedade que pode constar o nome Petite Sirah. Qual será sua escolha? Qual é a Petite Sirah?". As recentes alterações do TTB (BATF) permitirão que os vinhos poderão ser rotulados como Durif ou qualquer uma das diferentes grafias da Petite Sirah. Independente do nome, essa variedade tem a vocação para criar riqueza e guarda nos tintos, restabelecendo-se como uma das grandes uvas da Califórnia.

Altamente recomendado para maiores informações sobre Petite Sirah, é o site PSILOVEYOU, que tem a missão de promover, educar e legitimar Petite Sirah como uma variedade nobre, com uma ênfase especial no terroir singular da Califórnia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário