sexta-feira, 2 de julho de 2010

Simonsig - Dados Sobre a Colheita 2010

Em São Paulo - État de São Paulo, Brésil
Quando em 2009 trouxe lembranças do filme de surf "The Endless Summer", o vintage 2010 me fez lembrar das sete pragas no livro do Êxodo na Bíblia. Ele será lembrado como uma das menores safras em muitos anos e praticamente todos vigor da natureza, pragas e doenças fúngicas contribuiu para um rendimento significativamente menor.
simonsig logoMas antes que a impressão criada seja errada sobre a colheita de 2010, deixe-me dizer que, embora não de quantidade, foi certamente de qualidade, com menores colheitas e repleto de frutas concentrados. É muito emocionante ver a excelente qualidade dos vinhos jovens, tintos e branco.

Quando você olha para trás na história da safra 1961, em Bordeaux foi classificada como uma das maiores safras após a guerra e também foi uma safra pequena, que apresentou uma qualidade inigualável. No seu caso, foi a geada de primavera que dizimou as uvas.

Durante a estação de crescimento da safra de 2010, numa altura em que os tiros são suaves e verdes e muito curta para alcançar o suporte dos cabos treliça, Stellenbosch foi prejudicado pelo famigerado "Leste Negro", um vento destruidor vindo de uma direção leste em oposição ao "Cape Doctor" que sopra na direção sudeste.

colheitaVinhas de alta elevação, crescente nas encostas das montanhas, foram as mais atingidas e perdas de colheita de mais de 80% foram normais. Para adicionar insulto à injúria na semana seguinte vi aguaceiros saturando os solos com mais de 100 milímetros de chuva. O florescimento das variedades Chardonnay e tardias, como a Cabernet e Shiraz,  foram afetadas desfavoravelmente. As condições úmidas foram as ideais para o míldio, que felizmente é normalmente controlável, mas os fungos batem o raminhos verdes primeiro e não as folhas. Isto teve o maior efeito sobre o tamanho do corte. Mesmo nos últimos estágios da uma safra ainda podia ver partes de Cabernet e Shiraz transformar cachos castanhos e secar devido ao míldio.

As condições climáticas mantiveram-se moderada a fresco e seco, que era ideal para a maturação das variedades precoces, principalmente as de cultivo do Cap Classique. Colheita teve início em 14 de janeiro, uma semana mais cedo do que em 2009, com uvas Pinot Noir as primeiras a fazer o seu caminho para o porão. A qualidade da Pinot Noir foi excelente, mas logo percebemos que o rendimento foi significativamente menor - em última análise, redução de 20% no ano passado.

No conjunto, a região Stellenbosch produziu 102 500 toneladas em comparação com 125 000 toneladas em 2009 - uma diminuição de 18% - o que fez a colheita de 2010 a menor em Simonsig desde 2002.
Johan Malan
Enólogo Chefe
19/05/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário